martes, 14 de agosto de 2007

Lendas Brasileiras



O pequeno gênio das florestas

(1) Vocês sabem quem é o pequeno gênio das florestas?
(2) É o curupira.
(3) O curupira é o anjo bom das matas brasileiras. É um menino de cabelos vermelhos e lisos, e pele bem morena. Seus dentes são verdes. Tem os pés voltados para trás. Esse pequeno deus da floresta leva a vida protegendo todos os habitantes da selva, numa constante e incansável vigilância.
(4) Cuida com carinho das flores e das árvores, dos bichinhos e de todos os animais. Castiga os caçadores que matam os passarinhos e as crianças más que mexem nos ninhos. Não permite que se maltratem as árvores, nem colham seus frutos, ainda verdes e pequeninos. Ama com ternura os animaizinhos indefesos.Seu amor pelos que vivem nas matas faz com que todos o adorem
(5) É o pequeno cupido de nossas florestas esse menino selvagem, bom, generoso e cheio de amor.
(Adaptação do texto de Bárbara Vasconcelos de Carvalho – Antologia Infanto-juvenil.1ª edição, São Paulo, Ed.Melhoramentos, 1972)



1. Sublinhe todos os substantivos e adjetivos que estiverem no plural.
2. Passe o parágrafo número (4) para o singular
3. Escreva o último parágrafo (5) no plural, fazendo as devidas modificações .



Coloque no quadro, adequadamente, as palavras do texto que estão no plural, separando-as conforme a regra de formaçao do plural :



Palavras terminadas :
em vogais :
em R,S,Z :
em al/el/ol/ul :











8 comentarios:

Claudio dijo...
Este comentario ha sido eliminado por un administrador del blog.
Claudio dijo...

Além de achar toda a mitología fascinante e algumas lendas especialmente bonitas, devo dizer que me chama muito a atençao, o parecidas que sao as lendas da amazônia brasileira com as chilenas do Chiloé.
É interessante ver como a lenda do BOTO é o TRAUCO chileno e a IARA é a PINCOYA. Ainda cada uma tem diferenças com a outra, a ideia principal é a mesma. Personageins estranhos que buscam seduzir as joveins moças ou pescadores. Tém outras lendas de bichos ou espíritos bem parecidas além de ter uma relaçao muito importante com a água. Acho que essa pode ser a razao da semelhança.
Nos dois lugares o pessoal vive da água, da pesca y da natureza.

Anónimo dijo...

Gostei muito dessa lenda. Você poderia colocar outras.
Um abraço

cristina dijo...

Claudio,
Gostei muito da comparaçao que você fez. Realmente as lendas sao muito parecidas.
Um abraço!

Priscilla dijo...

Eu gostei da lenda do Curupira, e acho que os cores, os pés e as pernas dos personagens das lendas brasileiras têm algum significado especial. Por exemplo, eu me lembro de Saci-Pererê, o pequeno duende de uma perna só, que usava o chapéu vermelho, para chamar a atenção das pessoas. Neste caso, Curupira é um anjo que tem seus pés voltados para trás e seus cabelos são vermelhos. Ambos têm a pele morena, mas as suas missões são diferentes. Enquanto isso, Saci-Pererê faz muitas travessuras, mas Curupira tem uma atitude madura frente à vida, e sua existência foi feita para proteger as florestas, os animais e todos os habitantes dela.

Acho que o Curupira é a natureza, personificada num anjo, que fala e atua para ensinar aos homens atuar bem com ela.

Grande lenda!
Beijinhos,

Anónimo dijo...

Estou impressionada com a imaginação das lendas e mitos do Brasil, me parecem mais parecidos aos da Europa, o que é interessante, considerando a distancia geográfica destes lugares. O curupira se parece aos elfos das historias de Tolkien, e encontrei muito imaginativo que tenha os pés voltados, eu tentei imaginar como esse personagem pode correr, por acaso corre de costas?. Além disso me parece uma excelente forma de fazer que os meninos tenham consciência do cuidado da natureza e sintam carinho pela vida selvagem.

cristina dijo...

Patrícia

Achei seu comentário super interessante!

Boa viagem. Nós nos vemos na outra semana.

Anónimo dijo...

Muito bom esse blog, dinamico, divertido e atual.