martes, 21 de agosto de 2007

Muié Rendera - folclore brasileiro


1. Olê muié rendera

Olê muié rendá

Tu me ensina a fazê renda

Que eu te ensino a namorá


2. Lampião desceu a serra

Deu um baile em Cajazeira

Botou as moças donzelas

Pra cantá muié rendera


3. As moças de Vila Bela

Não têm mais ocupação

Sei que ficam na janela

Namorando Lampião


O texto faz parte do folclore popular.

Escrever:

A quadra nº 1 em uma linguagem mais formal, usando o tratamento “você”.

Transforme o fato descrito na quadra nº 2 como se ainda fosse acontecer.

Pesquise alguma informação sobre “ Lampião”. Quem foi ele?

Onde ficam “Cajazeira” e Vila Bela? Em que região do Brasil?


Por que a música se chama "mulher rendeira"?




7 comentarios:

Anónimo dijo...

O certo é rendeira ou rendera?

cristina dijo...

Como a música é folclórica o povo fala rendera, mas o certo gramaticalmente é rendeira.

cristina

Claudio dijo...

Outra vez o tema é interessantíssimo.
É importante conhecer um pouco do folclore. Aliás o que achei mais interessante foi a teoria da renda...
que a renda é uma coisa muito feminina, exclusiva das mulheres. Nenhum homen tem uma prenda feita de renda, porém os homens adoram nas...da para pensar.

Anónimo dijo...

Interesante divulgar nun espacio pequeno um poco da cultura do nordeste brasilero: Lampiao, rendeiras, quadro do di Cavalcantie como dançar o forró.
Parabéns por divulgar coisas do Brasil.

Priscilla dijo...

Eu acho que um povo pode ser conhecido verdadeiramente, através do seu folclore. A mulher rendera representa a cultura de uma região de Brasil, a nordeste, onde a arte de entrelaçamento é repassada entre gerações. Gostei muito de Mulher Rendeira, sobretudo porque ela tem elementos da vida dessa região, por exemplo, o cangaceiro, Lampião, e aquelas mulheres que querem namorá-lo porque –como se diz- ele era muito vaidoso e gostava de vestir bem e usar bons perfumes.

cristina dijo...

Priscilla,
Achei seu comentário muito interessante, parabéns pela sua assiduidade.

Anónimo dijo...

Eu acho que os comentarios ficam em nivel muito elevado. Verdadeiramente eu n'ao conheco mulher Rendera. Soamente que repersenta a regiao do nordeste Bresileiro.é preciso que eu pesquise um poco e depoi fazer mio humilde comentario para o blog. e tambeim fazer a terefa.

Claudioernesto