jueves, 8 de mayo de 2008

Mitos e Lendas do Folclore Brasileiro

Boitatá - representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro.




Curupira - assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.






Iara - encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.





Saci-Pererê - representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.





Mula-sem-cabeça- surge no interior do país, quando uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas



Ver artigo completo: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm

Qual deles você achou mais interessante? Escreva-me...

1 comentario:

Anónimo dijo...

Muito interessante a página. Na minha infância eu morria de medo da mula-sem-cabeça e numa mistura de medo e curiosidade queria muito ver o saci.
Os versinhos e as músicas do vídeo eu também sei de cor. O artigo me trouxe boas lembranças da minha infância. Valeu!!
Um abraço
Rosa